Ainda tem dúvidas na hora de escolher as cores das suas roupas?


Você já deve ter percebido que algumas cores te favorecem e evidenciam a tal ponto que até as pessoas percebem e elogiam. Já outras literalmente te deixam apagada, não é mesmo? 

As cores que realçam ainda mais sua beleza podem ser analisadas através da colorimetria, um estudo capaz de descobrir quais as cores deixam a pele mais bonita, lisa e uniforme. E saber quais cores fazem parte da sua cartela pessoal trará mudanças maravilhosas em seu visual.

Para te ajudar, preparamos essa seleção de dicas que vai facilitar a sua vida na hora de compor melhor as peças do seu guarda-roupa. Com isso você se sentirá mais poderosa do que nunca.

Entenda agora como são feitas as divisões, quais as vantagens e como as cores são determinadas. Siga a leitura!


Neste artigo você vai ler sobre:
As divisões da colorimetria de acordo com o tom de pele
Vantagens da análise das cores no tom de pele
Cores de roupas indicadas para cada tom de pele
Conceito da colorimetria na maquiagem e como aplicá-la

As divisões da colorimetria de acordo com o tom de pele 

Para começar, é preciso entender em quais categorias o seu tom de pele se enquadra. Além disso, existe a classificação de acordo com as estações do ano, onde de forma geral, o outono e a primavera representam as peles quentes, já o verão e inverno as peles frias. Confira abaixo mais detalhes:

De acordo com a tonalidade de pele

  • Quente: peles claras ou escuras com tons amarelados, dourados ou alaranjados. Essas peles costumam ficar bronzeadas ou amareladas no sol;
  • Fria: pele escura com tons de azul ou verde-oliva, também as claras e pálidas com tons rosados, arroxeados e azul-claro. Peles pálidas e claras de tonalidade fria costumam ficar vermelhas ao se exporem ao sol;
  • Neutra: peles brancas ou negras que não se bronzeiam facilmente. 

De acordo com as estações do ano   

  • Verão: a cartela verão é composta por cores opacas e frias, ideais para pessoas de cabelos e olhos claros;
  • Outono: voltado para cores mais quentes como vermelho, marrom e verde. Sendo indicadas para pessoas com cabelos mais escuros e acinzentados, de pele morena e negra-clara;
  • Inverno: os tons voltados para a cartela inverno são para tons de pele azul-marinho e preto, cabelo e olhos mais escuros;
  • Primavera: essa cartela consiste em tons rosa, azul, roxo e os tons mais brilhantes e vivos. Indicada para pessoas de peles quentes.

 

Vantagens da análise das cores no tom de pele 

A análise detalhada das cores é capaz de ajudar a disfarçar olheiras, manchas e imperfeições do rosto, deixando a pele mais uniforme. Essa avaliação serve para roupas e acessórios usados na parte de cima, tonalidade do cabelo e maquiagem. 

Se deseja chegar a uma classificação mais assertiva, é possível contar com um consultor de cor. O profissional realiza o teste de colorimetria, ou seja, avalia o contraste, profundidade e intensidade das cores e tons. Além disso, ele saberá dizer qual a sua estação. 

Cores de roupas indicadas para cada tom de pele

  • Peles quentes: As peças em tons de vermelho, pêssego, coral, amarelo e âmbar ficam um arraso em pessoas com esse tipo de pele. Se tiver mais simpatia por cores mais frias, prefira as de azeitona, verde-musgo e violeta. Tons neutros como café, nude e cinza também dão super certo. Com relação aos acessórios, os dourados devem ser a primeira opção. Evite os tons pastéis que podem deixar a aparência cansada;

 

  • Peles frias: peças cor lavanda, azul brilhante e esmeralda super combinam. Se gosta de cores mais quentes, pode optar pelo amarelo-claro e pink e as jóias pratas realçam sua beleza. Evite usar vermelho tomate e laranja;
  • Peles neutras: cores neutras como branco, café e preto são cores ideais para sua tonalidade. Verde jade, amarelo e rosa antigo são as cores quentes que mais combinam com essa tonalidade. Já as cores saturadas como magenta podem carregar demais no visual.

Lembre-se de que essas cores não devem determinar ou restringir o seu estilo. Seu look deve ser com as cores que te deixam confortável. 

 

Conceito da colorimetria na maquiagem e como aplicá-la

A principal ferramenta usada para definir as cores ideais é o círculo cromático. Um gráfico com 12 tonalidades separadas em primárias, secundárias e terciárias. A partir delas surgem outros conceitos de cores usados para aplicar a colorimetria:

 

Círculo Cromático

  • Cores análogas: essas cores dão uniformidade na maquiagem, ao escolher uma cor primária, podemos escolher tonalidades de cores vizinhas. Como, por exemplo, usar uma sombra nas cores vermelho e laranja;
  • Cores complementares: nelas as cores formam um contraste, como uma sombra amarela e um delineado roxo;
  • Camuflagem: são as cores ideais para esconder as imperfeições. Os corretivos amarelos são indicados para as orelhas roxas, já as marcas de acnes podem ser cobertas com um corretivo verde.

Agora que você já consegue ter mais certeza das roupas que vão combinar com o seu tom de pele, confira as peças lindas, atemporais e de estilo único que você só encontra na Intuição.

Nós sabemos que ass brasileiras dispõe de uma diversidade de tons de pele, por isso temos peças de diferentes cores, das mais sóbrias até as mais ousadas, além da criação de estampas exclusivas que vão valorizar a sua pele e compor looks incríveis e cheios de personalidade. 

BANNER-INTUIÇÃO

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>